quarta-feira, 31 de março de 2010

CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições brasileiras que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos - antigos hospícios ou manicômios - e de seus métodos para cuidar de afecções psiquiátricas.
Constituem um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.
A atenção do CAPS deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Devem ainda trabalhar com a ideia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela, e desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.
O CAPS deve, ainda, considerar o cuidado intra, inter, e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica - incluindo medicamentos -, de moradia, de trabalho, de lazer, de previdência e outros, através do cuidado clínico oportuno e programas de reabilitação psicossocial.
Esculturas produzidas por usuários do CAPS Ponta do Coral - Florianópolis. Fonte: Ministério da Saúde

Trabalho de um usuário do CAPS. Fonte: Ministério da Saúde

Trabalho de um usuário do CAPS. Fonte: Ministério da Saúde

Trabalho de um usuário do CAPS. Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário