terça-feira, 6 de abril de 2010

VISITA AO CAPS II - JOINVILLE


A visita ao Centro de Atenção Psicossocial de Joinville foi muito interessante, pois pude compreender melhor sobre os tratamentos realizados e os seus usuários. A pessoa que me acompanhou na visita foi a enfermeira Adriana, que me mostrou todos os espaços do CAPS, quais os tipos de atividades que são desenvolvidas, etc...
Durante esta visita tive contato com dois pacientes, um homem e uma mulher.

O homem, chamado João, sofre de transtorno bipolar e, estava passando por um momento de surto (depressão). Ele tinha o olhar fixo, falava e se movimentava com muita calma. Conversei durante alguns minutos com ele...

A mulher, chamada Sandra, estava com uma aparência melhor. Ria bastante e queria conversar com todo mundo. Com ela tive a oportunidade de conversar e percebi (assim como a enfermeira me falou), que ela imagina (inventa) coisas sobre ela mesma. "Independente do assunto que você estiver falando, ela tem alguma coisa para contribuir, dizendo que já teve uma experiência naquilo.", comenta a enfermeira. Teve momentos que, ao conversar com a Sandra, pude dar bastante risada. Um fato curioso sobre esta paciente, se refere ao fato de que ela, aparentemente, está grávida. Cheguei até a perguntar de quantos meses de gestação ela estava, quando foi que a enfermeira me disse que ela não está grávida. Uma gravidez psicológica! E com barriga e tudo! Isso me surpreendeu bastante...

Sandra e sua gravidez psicológica.

Enfim, ao conhecer os ambientes do CAPS, percebi que ali não existe nada de diferente. Assim como o de Jaraguá do Sul, o de Joinville também é uma residência que foi alugada pela prefeitura para que ali pudessem ser desenvolvidas as atividades do centro de atenção.
Esta unidade conta com piscina, espaço para oficinas, jardim, horta, sala para consultas, biblioteca, sala para repouso, farmácia, sala para reuniões, cozinha, bws.

Para mim, o mais importante desta visita, além do fato de conhecer o espaço, foi poder conversar com os portadores de transtornos mentais. Pude perceber que é possível estabelecer uma relação, uma conversa com os pacientes. Apesar de que a conversa possa resultar em nada (não tenha um começo, meio e fim), o contato pode ser feito; ao contrário do que muita gente pensa...

A seguir algumas imagens do espaço:


Piscina.

Sala para oficinas.

Sala de estar/TV.

2 comentários:

  1. eu era paciete do caps era estranho fikar là mas è um lugar bem interesante fiquei là algums messes foi uma esxperiencia horrivel pq estava doente mas agora vejo o bem q me fez!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ola meu irmão frenquentou caps por um tempo,e fez muito bem a ele,e como ele ta com o mesmo problema mais piorou muito eu precisava do papel que diz que ele teve acompanhamento com vcs para apresentar para o juiz e ganhar internação compusoria,pq voces não podem dar o papel so para ele ou o juiz?eu precisava muito pq esta muito grave ate meaças de morte a mulher ele fez,desde de ja agradeço,email paty_bricki@hotmail.com

    ResponderExcluir